segunda-feira, 3 de maio de 2010

Início da fase de levantamento de requisitos e mapeamento de processos

Foi dada a largada a uma das mais importantes fases do projeto ZEUS: o levantamento de requisitos e mapeamento de processos. Atividades de suma importância para o desenvolvimento do sistema de gestão corporativa que será implantado na Sedur.

Como você já deve ter lido nesse blog, o projeto ZEUS está sendo desenvolvido com a perspectiva de criar uma nova geração de Sistemas de Informação de Gestão Corporativo criado com Inteligência Geográfica, visando inserir informação geográfica em todos os processos e componentes de gestão e decisão da Sedur.

No entanto, para o desenvolvimento de um sistema de gestão consistente para tomada de decisão que possibilite a extração de informações rápidas pelo gestores da Secretaria, é de suma importância conhecer o funcionamento do fluxo de atividades dentro das coordenadorias e superintendências da Sedur.

Mas não basta apenas só o conhecimento do fluxo das atividades, é preciso que ele seja inteligentemente mapeado para que seja fidedigno à realidade da Sedur. Para você entender isso, de acordo com um estudo realizado com 6700 sistemas e coordenado por Carpes Jones em 1997, um especialista em metodologias de estimativas de custo para desenvolvimento de software, demonstrou que os custos resultantes da má realização da etapa de levantamento de requisitos podem levar os sistemas custar duzentas vezes mais que o necessário.

Portanto, sob esta ótica de qualidade de levantamento de requisitos, é possível depreender que custo alto de desenvolvimento não significa qualidade e é nisso que o projeto ZEUS está focado, no preciso mapeamento dos processos da Secretaria.


Já o Mapeamento de Processos tem como objetivo a detectação de etapas e rotinas que se fazem necessárias à execução de um determinado processo dentro de um ambiente corporativo, visando organizá-las em ordem funcional dentro de um fluxograma de atividades, podendo descrever ações, envolvidos, duração de atividades, frequência de acontecimentos, etc. Um vez que se tenha o conhecimento lógico e claro de como uma atividade é executada, é feita uma representação gráfica dos processos para entendimento e análises.


Temos tido um bom resultado no levantamento das informações, tanto pelas entrevistas que realizamos como pelo impacto causado nos entrevistados que puderam tomar conhecimento de como as entrevistas podem ser um fator determinante na melhoria de processos e rotinas de trabalho a qual estão envolvidos.

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